Apresentação
Kleber Frizzera

Pequena história do Tempo de Crítica
William Golino

Crítica dos artistas
Attílio Colnago
Augusto Alvarenga
Bernadette Rubim
Eduardo Cozendey
Emílio Aceti
Irineu Ribeiro
José Cirillo
Joyce Brandão
Júlio Tigre
Lincoln G. Dias
Norton Dantas
Orlando Rosa Farya

 



TEMPO DE CRÍTICA

Escrever sobre arte não é uma tarefa fácil. Mais difícil ainda é escrever sobre arte contemporânea.

Tempo de Critica é um projeto muito interessante por proporcionar ao estudante de arte a experiência de exercitar o discurso teórico/crítico e ao público leitor, que aprecia artes plásticas, a possibilidade de conhecer diversas manifestações e reflexões sobre a produção das artes plásticas no Espírito Santo. O projeto é importante, também, por ser uma alternativa para aqueles estudantes interessados em arte mas que não produzem arte e desejam desenvolver a crítica, produzir textos, fazer reflexão teórica, enfim, estimular o debate.

O fato de uma pintura da minha autoria ter sido escolhido como objeto de crítica por alguns alunos fez com que eu pudesse participar desse momento e observar o interesse e entusiasmo desses estudantes ao procurarem delimitar seus discursos, numa busca de uma melhor abordagem para a leitura de cada obra a ser analisada. Foi muito estimulante ver meu trabalho se tornar objeto de estudo de um grupo de estudantes e poder discutir sobre arte de modo mais científico, buscando fundamentação teórica, para suas intuições. Tal atitude marca um diferencial em relação ao senso comum, sempre superficial em seus comentários recorrentes a cada exposição apresentada.
Em relação aos textos produzidos a partir da análise da pintura Família, exposta na Galeria de Arte e Pesquisa da UFES, devo dizer: trouxeram importante contribuição para a leitura da referida obra e mesmo para um entendimento de certas questões ou procedimentos presentes no segmento da minha produção pictórica. Obviamente, alguns momentos são mais eficientes que outros, o que é muito natural pois trata-se, para a maioria, de uma primeira experiência. Importante, para mim, não é aqui apontar possíveis fragilidades ou exaltar momentos brilhantes de um ou outro aluno, mas, principalmente, na condição de artista criticado, reconhecer a importância de cada comentário. Identificar cada intenção. Estimular o debate e continuar esse diálogo com os nossos futuros críticos.

Orlando da Rosa Farya